terça-feira, 17 de novembro de 2015

Widgets

Casos clínicos em neurologia - 1


        Você pode estar se perguntando: "- Que casos clínicos são esses?!" Pois bem, uma das minhas paixões é a neuroanatomia e por isso, resolvi junto com +Hildo Neto criar o curso SOS Neuroanatomia Clínica. A ideia é que os participantes do curso resolvam as questões a partir do conteúdo falado nas aulas e nos dias subsequentes nós façamos uma discussão sobre as possíveis respostas. Mesmo que você não esteja inscrito no curso, não se sinta acanhado! Olhe os casos, pense e responda nos comentários abaixo! 




        Um homem de 48 anos com queixa de “dormência e rigidez” em seus braços há quatro meses. Sua marcha vem piorando gradualmente devido a uma instabilidade postural progressiva. Ao exame físico o paciente aparenta ser mais velho que sua idade cronológica, com seus cabelos totalmente grisalhos. Apresenta diminuição da mobilidade cervical, porém nega qualquer dor. Apresenta língua avermelhada e lisa. Sua marcha apresenta base alargada e o paciente não consegue andar em linha reta. Com os pés unidos e olhos abertos o paciente se sustenta, porém ao fechar os olhos ele “quase cai”. Apresenta ataxia ao realizar a manobra calcanhar-joelho-canela. Reflexos tendíneos profundos em MMSS e em joelhos +3/+4 e abolido em ambos os tornozelos.  Paciente apresenta tremores na mandíbula e reflexo do focinho positivo. Há diminuição da sensibilidade e propriocepção dos tornozelos e dedos dos pés. Leve alteração de memória e raciocínio. Nervos cranianos sem alterações. Foi solicitada uma RNM do cérebro que mostra em T2 na substância branca periventricular uma extensa área de alta densidade.

  1.  Qual (is) a(s) topografia(s) da(s) lesão (ões)?
  2. Qual o diagnóstico mais provável? 
  3. Cite 3 diagnósticos diferenciais. 
  4. Qual o primeiro passo para fazer o diagnóstico da causa mais provável?
  5. Qual é sua terapia? 

        Um estudante de 24 anos apresentou dormência em seu braço e perna esquerda enquanto estudava até tarde para uma prova. Apesar de ter lembrado que um episódio similar havia ocorrido há 6 meses atrás, não se preocupou e voltou a estudar. Ao terminar, sentiu sua visão escurecer e perdeu o equilíbrio logo após se levantar. Relata ter sentido a mesma coisa há 2 ano atrás mas foi resolvido espontaneamente. Nunca procurou atendimento médico.

  1. Qual (is) o(s) déficit(s) que o paciente apresenta? 
  2. Quais exames seriam fundamentais para ajudar no diagnóstico?
  3. Qual o diagnóstico provável?
  4. Cite dois diagnósticos diferenciais.
E aí, matou quantas? Não importa se só fez uma ou nenhuma, coloque o que você acha nos comentários e vamos dar início às discussões!
Se quiser, coloque seus amigos na discussão compartilhando com eles! Quanto mais gente estiver debatendo, maior será o aprendizado!

Até a próxima!

2 comentários :

  1. Caso 1
    1- Provável lesão em núcleos da base
    2- Paralisia Supranuclear Progressiva
    3- Deficiência de vitamina B12, Degeneração ganglionar corticobasal e Doença de Parkinson
    4- Teste terapêutico com Levodopa
    5- Agonistas dopaminergicos e suporte com fisioterapia

    Caso 2
    1- Parestesia braquio-crural esquerda e vertigem postural
    2- TC/RM de crânio e Ecocardiograma
    3- Esclerose múltipla
    4- Epilepsia e Disautonomia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes respostas! Suas respostas do segundo caso foram idênticas ao gabarito!
      O primeiro caso apresenta uma sintomatologia mais ampla e por isso, provavelmente a lesão está nos núcleos da base... mas também pode não estar! Ela tem um gabarito fechado, não se desespere...
      Essas questões fazem parte de um curso de neuroanatomia clínica que eu e o Hildo estamos fazendo. Amanhã será a última aula e aí, nós iremos postar as respostas!
      Parabéns pelas respostas todas excelentes!!!

      Excluir

E aí, vamos aos debates?