domingo, 1 de fevereiro de 2015

Widgets

Resumo do guia para tratamento da hipertensão arterial (2014)

          Nesses dias comecei meu rodízio na geriatria e logo fui questionado sobre a meta pressórica na terapêutica da Hipertensão arterial em pacientes com mais de 60 anos. Como bom aluno que acabou de entrar no internato, respondi logo "menor que 14 por 9"! Óbvio, errei! Vendo que HAS é algo super comum no dia a dia (e para evitar que eu erre novamente!), pensei em fazer um resumo traduzido do ultimo guide de HAS do 8º JNC. 
          Hipertensão arterial é a causa mais comum, na atenção primária, de infarto do miocárdio, AVE, insuficiência renal e morte se não detectada cedo e tratada corretamente. Com intuito de diminuir esses parâmetros o JNC 8 se baseou em 3 perguntas (1) para criar algumas recomendações em relação ao tratamento e suporte a esse paciente.

(1) Em adultos hipertensos, o início de uma terapia farmacológica a partir de uma pressão arterial (PA) específica melhora a expectativa de vida?

Em adultos hipertensos, o uso da terapia farmacológica levando a PA até um valor determinado melhora a expectativa de vida?


Em adultos hipertensos, terapia combinada ou classes diferentes de anti-hipertensivos isoladas são mais benéficos na melhora da expectativa de vida?

Recomendações:

Recomendações
Idade
Iniciar farmacoterapia
Alvo terapêutico
1
Maior ou igual a 60 anos
150 mmHg X 90 mmHg ou mais
< 150 mmHg X 90 mmHg
2 e 3
Menor que 60 anos
140 mmHg X 90 mmHg ou mais
< 140 mmHg X 90 mmHg
4
18 anos ou mais c/ DRC
140 mmHg X 90 mmHg ou mais
< 140 mmHg X 90 mmHg
5
18 anos ou mais c/ DM
140 mmHg X 90 mmHg ou mais
< 140 mmHg X 90 mmHg

          Nas recomendações 6 e 7, tanto a população negra quanto a não negra (incluindo os diabéticos em ambas), devem ter a terapia iniciada com diurético Tiazídico ou com bloqueador de canal de Cálcio. No caso dos pacientes com 18 anos ou mais portadores de DRC, segundo a 8ª recomendação, devem iniciar (ou associar) um inibidor da enzima conversora da Angiotensina (IECA) ou um bloqueador do receptor da Angiotensina II (BRA).
         Por fim a recomendação 9 diz que o alvo terapêutico deve ser atingido com uma droga (em dose máxima) ou a associação de mais de uma, evitando usar um IECA com um BRA. As drogas recomendadas são: diurético Tiazídico, bloqueador de canal de cálcio, IECA e BRA. Caso o paciente mantenha uma PA fora do alvo em terapia tríplice, deve ser questionado se há necessidade encaminhá-lo para um especialista. 

REFERÊNCIA: 2014 Guideline for Management of High Blood Pressure JAMA February 5, 2014 Volume 311, number 5

          Qualquer dúvida ou informação adicional é bem vinda, por isso a deixe nos comentários abaixo! Se você gostou cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações. 

Até a próxima, galera!

Um comentário :

E aí, vamos aos debates?