quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Widgets

Curso de graça pela Universidade do Porto - NIHSS

A Universidade do Porto disponibilizou um curso, de GRAÇA, para capacitar as pessoas a executarem a escala de AVC da NIH! No final você ainda ganha um certificado com validade de 2 anos como sendo apto a executar a escala. Não perdi tempo e já fiz.. recomendo fortemente, principalmente se você pretende trabalhar com emergência! Mas antes de colocar o link, o Medicina Nossa de Cada Dia preparou uma pequena introdução para te aclimatar ao tema! Boa leitura! :)

O acidente vascular encefálico (AVE) é a causa mais comum de óbitos no brasil e costuma deixar sequelas na maioria dos sobreviventes. Portanto reconhecimento precoce e tratamento apropriado são fundamentais.‎ Existe a escala de Cincinnati que mostra de forma bem simples os sinais de alerta para o AVC. No Brasil a escala equivalente é a "SAMU"! 

Depois de reconhecer um paciente com suspeita de AVC, é fundamental avaliá-lo através da escala de AVC do NIH (NIHSS)! Vamos conhecê-la? 
A escala de AVC do NIH (NIHSS) é um instrumento de uso sistemático que permite uma avaliação quantitativa dos déficits neurológicos relacionados a essa patologia. Esta escala foi inicialmente desenhada como instrumento de investigação, para medir o estado neurológico inicial nos ensaios clínicos da fase aguda do AVC. Atualmente, a escala é utilizada como guia terapêutico e na previsão do prognóstico do doente.
A NIHSS pode então ser usada como instrumento de avaliação clínica para documentar o estado neurológico no doente assim como, prever o tamanho da lesão e a gravidade do AVC. Existem ainda profissionais que a usam enquanto fazem o trombolíticos, justamente para avaliar se o paciente tem algum declínio clínico durante o procedimento. A NIHSS foi desenvolvida para ser um instrumento simples, válido e fiável, que pode ser aplicado à cabeceira do doente de forma consistente por médicos, enfermeiros ou terapeutas. 
Bom, chega de papo furado! Segue o link do curso!   https://secure.trainingcampus.net/uas/modules/trees/windex.aspx?rx=nihss-portuguese.trainingcampus.net Espero que aproveitem bastante! 

Se gostou, não deixe de compartilhar com seus melhores amigos! 
Twitter: Clique aqui!
Página do Facebook: Clique aqui!

Até a próxima!

3 comentários :

  1. Gostaria saber se posso fazer o curso de atendimento pré hospitalar

    ResponderExcluir
  2. Sou estudante de enfermagem e queria muito fazer esse curso para conhecimento e horas extracurriculares.

    ResponderExcluir
  3. O curso ainda está disponível hoje em dia? O link está indisponível

    ResponderExcluir

E aí, vamos aos debates?