sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Widgets

Como o UpToDate resume os Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina

E aí, como vai o seu espírito olímpico? Meio deprimido com a situação atual? Pois é... juro que não foi de propósito, mas dessa vez vou deixar aqui algumas informações, fundamentais, sobre um tipo de antidepressivo muito comum em nosso meio! Toda essa informação foi retirada do #UpToDate (acessado em 01/08/2016). Boa leitura! :)
Os Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRI) são frequentemente considerados como antidepressivos de primeira linha por apresentarem eficácia, tolerabilidade e alta dose de segurança.



- Existem 6 SSRIs: Citalopram, Escitalopram, Fluoxetina, Fluvoxetina, Paroxetina e Sertralina. Os SSRI inibem a bomba de recaptação de serotonina e, portanto mantém os receptores pós-sinápticos de serotina ativados. Como essa classe inibe o citocromo P450 no fígado, é preciso ficar atendo com interações entre fármacos. Se essa for uma preocupação, o Citalopram e o Escitalopram são as drogas que tem menor efeito inibidor do CP450.
- Não há evidência que indique qual SSRI é superior, porém existem alguns poucos estudos que mostram uma possível superioridade do Escitalopram em relação ao Citalopram e da Sertralina com a Fluoxetina. Portanto, a escolha de qual SSRI usar é baseada na tolerância do paciente, experiência do médico e pelo custo da terapia.
- Quando for prescrever algum SSRI, geralmente é iniciado com uma dose mínima capaz de gerar efeito. Citalopram, Fluoxetina e Paroxetina começam com 20 mg. Fluoxetina e Sertralina com 50 mg e o Escitalopram com 10 mg. O ajuste de dose deve ser feito de acordo com a resposta do paciente, tolerabilidade e o quadro clínico apresentado. Especificamente no caso do Citalopram, a dose diária não pode ultrapassar 40 mg pois existe uma dose-dependência para aumento do intervalo QT. Se for um paciente com insuficiência hepática, idade acima de 60 anos, polimorfismo do CYP2C19 ou use algum remédio que aumente sua meia vida, a dose diária não pode ultrapassar 20 mg.
- Os efeitos colaterais mais comuns dos SSRIs são: disfunção sexual, sonolência, ganho de peso, insônia, ansiedade, tontura, cefaleia e boca seca.

Para finalizar, deixo uma frase do livro Goodman & Gilman: "Apesar da segurança relativa da maioria dos antidepressivos e ansiolíticos comumente usados, seu uso ideal requer uma compreensão clara de seu mecanismo de ação, farmacocinética, potenciais interações medicamentosas e diagnóstico diferencial de doenças psiquiátricas."

Como você pode perceber, a ideia dessa postagem é dar uma informação geral e, caso haja dúvida, discutirmos pelos comentários abaixo.

Se foi útil para você, não deixe de compartilhar com os meus melhores amigos! Afinal, compartilhar é se importar! ;)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?