domingo, 11 de outubro de 2015

Widgets

Um esquema vale mais do que mil palavras - Taquicardia com pulso

          Se você olhar no calendário, irá perceber que estamos no Domingo, primeiro dia da semana. Porém, na prática estamos no sábado! Ué, como assim?? Segunda é feriado, "dia das crianças"! E por isso, o domingo vira um dia atípico. A maior prova disso é que o nosso post Um esquema vale mais do que mil palavras está vindo mais cedo do que o costume!
          Como semana passada vimos sobre bradicardia (clique aqui!), nada mais justo que dar atenção ao seu oposto! Já adianto... esse protocolo não é fácil!! Por isso, vamos tentar fazer um belo debate em cima disso. Boa leitura!

          Quando fazemos qualquer atividade física de intensidade variada ou quando estamos com determinadas doenças, aumentamos nossa frequência cardíaca. Da mesma forma, temos algumas condições exclusivas do coração que geram esse mesmo aumento. Dentre estas causas cardíacas, temos várias condições que causam taquicardia sendo que cada uma gera um traçados característico no eletrocardiograma (ECG).
          Assim como na bradicardia, não existe um "número mágico" que caracterize a FC... Determinou que o paciente esteja em taquicardia? Vamos ao protocolo!


E aí, alguma dúvida? Já pode pegar alguém com taquicardia no plantão?
Vamos lanças aquelas perguntas...
1- Por que DEVEMOS determinar a taquicardia como causa primária?
2- Adenosina serve para qualquer taquicardia com QRS largo e com traçado regular e monomórfico?
3- Como fazemos a manobra vagal?

Como disse antes, esse é um protocolo bem difícil, portanto não tenham vergonha e postem suas dúvidas e comentários abaixo! A ideia é motivar nos estudos.
Se gostou, compartilhe com seus amigos! Não deixe de acompanhar nossa página!
Facebook -> Medicina Nossa de Cada Dia

Até a próxima, galera!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?