domingo, 22 de novembro de 2015

Widgets

Conhecendo a vacina do dengue! (WSPID 2015)

Se você acompanhou nossa página no Facebook durante esse final de semana dever ter reparado que fui em um congresso... Pois é, fui no "The 9th Congress of the World Society for Pediatric Infectious Disease" (WSPID). Lá, eu pude assistir uma palestra sobre uma das empresas que esta desenvolvendo a vacina conta o dengue. Atualmente ela esta na fase 3 (em teste com uma grande população) e já apresenta alguns resultados. Como vivemos no Brasil, achei interessante colocar os resultados mostrados na palestra. Boa leitura!

OBS: Não tenho nenhum vinculo com a empresa e não estou ganhando nada por isso!


Antes de falar do dengue, vamos só fazer aquele resumo maroto: É uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico. A maioria dos pacientes apresenta um quadro clínico leve e autolimitado porém, uma pequena parte progride para doença grave. É a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. É causada por um vírus de RNA e apresenta quatro sorotipos DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4.
A suscetibilidade ao vírus é universal e sua imunidade é garantida apenas ao sorotipo que o infectou. O que pode acontecer é a imunidade heteróloga, que é a infecção por um sorotipo garantir uma imunidade TEMPORÁRIA (dura em torno de 2 meses) aos outros tipos. 

Como eu disse antes, o estudo sobre a vacina do dengue esta na terceira fase. Essa fase consiste em duas etapas: ativa e a de acompanhamento por longo prazo (LTFU). A primeira etapa, dura 25 meses e nela, sao feitas 3 doses da vacina (0-6-12 meses). Na LTFU o paciente é acompanhado para ver diversos parametros tais quais infecção pelo dengue, se houve intercorrência hospitalar entre outros. Olha o slide abaixo mostrando o desenho do cronograma do projeto:


Esse estudo foi composto basicamente por dois grupos, um com menores de 9 anos e outro com 9 ou mais anos de vida. O que foi visto até o momento é que o primeiro grupo apresentou uma alta taxa de internações hospitalares ao longo do LTFU enquanto o grupo dos com 9 anos ou mais apresentou resultados favoráveis quanto a episódios posteriores de infecção. Nos 4 slides abaixo você consegue ver isso que foi falado, sendo que no último mostra algumas informações quantitativas sobre a eficácia da vacina:






Assim como foi falado no congresso, vou falar pra você... "a vacina ainda não está pronta, mas tem mostrado resultados bem interessantes! O que não podemos nunca deixar de fazer, é estimular as pessoas a fazerem a prevenção contra o vetor e, estar atento para todo paciente com uma síndrome febril e que apresente sinais hemorrágicos."

O congresso terminou ontem, mas ainda tenho algumas coisas interessantes pra postar aqui. Por isso, não deixe de conferir nossas atualizações! Se não quiser perder nada do que colocamos no blog, cadastre seu e-mail para ficar por dentro de tudo que ocorre no dia-a-dia do acadêmico de medicina!

Até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?