domingo, 1 de novembro de 2015

Widgets

Metabolismo da bilirrubina em 3 minutos!

Finalmente o Sol resolveu aparecer!! Nada melhor do que fazer "uma fotossíntese" lendo a nossa coluna dos domingos! Hoje vamos acabar com aquela maldita dúvida.... qual bilirrubina é a direta e qual é a indireta?! Não é receita de bolo, mas é um esquema fácil e rápido sobre seu metabolismo! E aí, vamos lá? Boa leitura!

Como você podê ver no esquema acima, para entendermos o metabolismo da bilirrubina é fundamental delimitar os locais por onde cada processo ocorre, já que algumas patologias são específicas pra cada região desse metabolismo. Independente da doença, o mais comum entre elas é o paciente apresentar icterícia. Pois bem... e como eu às diferencio? Fácil (ou não!), primeiro você tem que localizar em qual parte a via está sendo interrompida e depois associar os sinais e sintomas do paciente com as hipóteses diagnósticas correspondentes! Mole!! rsrs Agora vamos àquelas perguntinhas pra estimular o seu pensamento!

1- Qual a doença mais comum que afeta a UDP-glicuronil transferase?
2- As causas de icterícia podem ser divididas em pré hepáticas, hepáticas e pós hepáticas. Você lembra de pelo menos uma doença em cada um desses níveis?

REFERÊNCIA: Medicina Interna de Harrison - Eugene Braunwald, Dennis L. Kasper, Anthony S. Fauci, J. Larry Jameson, Dan L. Longo, Ste Hauser

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou comentário é só deixar abaixo que eu leio e respondo todos! :) Já viu nossa página no facebook? Clique aqui!

Até a próxima, galera!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?