domingo, 29 de novembro de 2015

Widgets

O que preciso fazer na insuficiência cardíaca descompensada?

Faça chuva ou faça sol, domingo continua sendo domingo ou seja, hoje é dia de Um esquema vale mais do que mil palavras! Pra acabar com aquela incerteza do que fazer quando chegar um paciente com insuficiência cardíaca descompensada (ICD), o Medicina Nossa de Cada Dia está trazendo um esquema para cada situação encontrada nesse tipo de paciente e ainda, duas dicas valiosas para o tratamento eficaz! E aí, preparado? Então bora botar essa bomba pra funcionar!


OBS: Antes de começar, queria comentar algo bem legal! Na semana passada, recebi uma mensagem de um leitor falando que usou o post de atualização no IAMSSST em seu plantão e o paciente conseguiu sair bem! Confesso que minha ideia inicial no blog era só focar no estudo, mas não é que deu pra quebrar um galho mesmo no plantão! Por isso, queria agradecer pela credibilidade! :) 

Agora sim! Sem enrolações, vamos ao post!

Quando pensamos em ICD logo vem na nossa cabeça essa imagem:


E por isso, sempre achamos que basta dar um fármaco que atue diretamente no coração para resolver o problema do paciente. Infelizmente não é assim que funciona. Antes de mostrar os esquemas da semana, vamos ver duas dicas importantes:

Dica¹: O tratamento para compensar o paciente que tenha IC é DEPENDENTE da pressão arterial portanto, é mandatório aferi-la e caracterizá-la em normal, aumentada ou baixa antes de pensar em tratar a ICD.

Dica²: A classificação funcional de NYHA é pouco sensível, pois o paciente pode apresentar algum sinal clínico de gravidade e ainda assim apresentar uma função cardíaca aceitável. Por isso, não usem apenas esse escore para caracterizar o paciente. 

Pronto! Seguem abaixo os esquemas:

Primeiro o do paciente com ICD + PA sistólica "normal":


Em segundo, é do paciente com ICD + PA sistólica aumentada:


Agora por último, aquele paciente com ICD + PA sistólica diminuída:


Pra melhorar mesmo o aprendizado, o que você acha de criar uma tabela/fluxograma/esquema das principais diferenças entre essas 3 condições? Garanto que você não vai mais esquecer o que precisa ser feito! 

Espero que este post seja útil para você! E não esqueça, se você realmente gostou, não deixe de divulgar pros seus amigos! :) 

Até a próxima!

PS: Se quiser conhecer nossos outros fluxogramas é só clicar aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?