quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Widgets

Casos clínicos em neurologia - 3

Olá, caro sedento por conhecimento! Hoje estamos entrando no último caso clínico dessa trilogia que foi o SOS neuroanatomia clínica! Após conversar com os participantes do curso, nós decidimos fazer a discussão dos casos clínicos através de um Hangout que logo logo será divulgado por isso, não se desesperem! Você terá a resposta de cada caso postado e o melhor, poderá ainda discordar do gabarito e defender o seu ponto de vista!! Bom, vamos ao caso clínico!


OBS: Quer lembrar como eram os casos clínicos anteriores? Olha só: Caso 1 e Caso 2


  • Caso 1

Garoto de 22 anos previamente hígido chegou à emergência com queixa de instabilidade durante a marcha e ptose palpebral à direita. Ele começou a sentir isso há dois dias quando sofreu um estrangulamento durante treino de judô. Após a luta começou a sentir uma dor de cabeça em região temporal direita. Ao exame físico estava afebril, frequência cardíaca de 64 bpm e pressão arterial de 118 x 78 mmHg. Resto do exame normal. No exame neurológico apresentou ptose palpebral à direita e anisocoria (2 mm direita; 4 mm esquerda). Reflexo fotomotor direto e indireto presentes. Movimentos extraoculares normais. Paresia de dimídio direito e durante a marcha o paciente tende a cair se não apresentar assistência. 

Qual o provável diagnóstico e qual o exame deve ser pedido?

Quais as possíveis etiologias que explicam o diagnóstico?

Quais exames seriam pedidos?

Você provavelmente nem sentiu, mas já passaram três semanas desde o primeiro dia do SOS neuroanatomia clínica! Aos que participaram muito obrigado pela participação e pelo voto de confiança. Acredito que todos nós aprendemos muito durante as aulas! Aos que não participaram, não se desesperem... ano que vem teremos mais!
Sobre o gabarito dos casos clínicos postados, não se desespere! Em breve postaremos as informações sobre um Hangout onde vou debater com você sobre cada um dos casos e seus respectivos "gabaritos"! Se quiser ficar ligado nas próximas postagens, você pode curtir nossa página no Facebook (clique aqui) e/ou se inscrevendo no nosso blog (na coluna da sua esquerda).

OBS: Se você participou do SOS neuroanatomia clínica, não esqueça de nos falar sua opinião sobre o curso! Ela é muito importante para nós! Acesse aqui a nossa pesquisa (é muito RÁPIDO!)

Até a próxima, galera!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?