terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Widgets

Estatinas como forma de prevenção primária da DCV - 2016/17

Opa! E aí, caro Ser sedento por conhecimento! Tudo bem? Todo final e início de ano, algumas instituições publicam recomendações enfatizando ou não os últimos guidelines produzidos. No caso da dislipidemia, não foi diferente! A US Preventive Services Task Force (USPSTF) publicou na JAMA um paper falando sobre o rastreamento e o tratamento dos pacientes que tenham alguma desordem lipídica, ou seja, diminuição do HDL - colesterol, aumento do LDL - colesterol e/ou aumento do triglicerídeo sérico. Sem mais enrolação, vamos as recomendações!



  • Rastreamento
Pela USPSTF todos os pacientes que tenham 40 anos ou mais, associado com pelo menos 1 fator de risco para doença cardiovascular, merecem ser investigados através de exame que avalie colesterol e triglicerídeo sérico. Notem que para o rastreamento, independe se o paciente teve ou não algum evento cardiovascular prévio ou ainda, se ele tem algum sintoma!

  • Tratamento
A ideia da USPSTF é debater sobre o paciente que não tem doença cardiovascular comprovada e que mereça tratamento farmacológico para dislipidemia. Partindo desse contexto, o maior objetivo do tratamento é garantir que o paciente tenha uma menor chance de desenvolver sintomas ou até mesmo nenhuma doença cardiovascular. Para isso, o grupo farmacológico recomendado pela Task Force é o das estatinas (não foi falado qual delas seria a melhor).

- Se você quiser saber mais sobre os fármacos na dislipidemia, incluindo obviamente as estatinas, é só clicar aqui para conferir um post que fiz baseado da última diretriz e no Goodman & Gilman

Ainda em relação as recomendações, a USPSTF dividiu os pacientes pelo risco cardiovascular e os graduou em níveis de evidência para uso de uma estatina. Abaixo deixo o quadro do artigo original mostrando exatamente o que eles recomendam.


Antes que você desespere, o Medicina Nossa de Cada Dia fez um post falando como calcular o risco cardiovascular e ainda as metas terapêuticas para cada grupo de risco! Só clicar aqui e conferir.


Se você gostou, não deixe de conhecer nossa página no Facebook e de se inscrever aqui no Blog! Qualquer dúvida ou comentário, é só colocar aqui embaixo!
Até a próxima. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?