segunda-feira, 1 de junho de 2020

Widgets

Idoso frágil? O que é e como vencer essa condição!


No artigo desta semana vamos falar sobre a Síndrome da Fragilidade, por conta de sua alta prevalência e também, pelo impacto que gera no dia a dia dos idosos. Sabe aquela imagem do idoso magro e lento? Sim, ele pode ter a síndrome da fragilidade. Mas antes que você pense, deixa eu te falar uma coisa. Não é porque o idoso é magro, que ele será frágil. Nessa postagem você vai entender como classificamos os idosos e como  podemos amenizar ou até reverter essa síndrome. 

Aproximadamente 8,5% da população mundial é maior de 65 anos. A estimativa para 2050 é que atinga em torno de 18%! Essa é uma estimativa incrível pois mostra como nós estamos vencendo a cada dia, as principais causas de mortalidade. No entanto, nem tudo são flores. Muitos indivíduos chegam na Terceira idade com uma capacidade física mais prejudicada. Seja por doenças que o acometeram ao longo da vida, ou seja por hábitos inadequados praticados, a nossa RESERVA FUNCIONAL é diretamente relacionada com nossas escolhas e acontecimentos do passado. E por mais que tenhamos vencido diariamente as principais causas de mortalidade, essa baixa reserva funcional tem sido um desafio tanto para os idosos quanto para quem os presta um serviço de saúde.

A Síndrome da Fragilidade nada mais é do que uma diminuição significativa da reserva funcional de um indivíduo. Para quem já me viu atendendo, todas as perguntas que faço fazem parte de um protocolo chamado Avaliação Geriátrica Ampla (AGA). É através dessa ferramenta que chegamos na conclusão se a pessoa tem ou não fragilidade. E porque isso? Na AGA nós conseguimos avaliar o estado funcional, mental, condições médicas específicas e o funcionamento social. Mais especificamente, se o paciente apresentar, pelo menos, 3 alterações na AGA nós o classificamos como sendo um idoso frágil. 

Agora que temos o diagnóstico, como Podemos tratá-lo? 

Cada ano que passa, o número de estudos sobre fragilidade aumenta exponencialmente. No entanto, desde então o tratamento e até a prevenção tem se mantido os mesmos. Plano alimentar individualizado associado com atividade física para manter uma boa reserva muscular. Estimulação cognitiva para manter reserva mental. Sempre manter suas doenças de base controladas e ter suas vacinas em dia para evitar complicações. Até o momento, não existe medicamento que sozinho consiga reverter essa síndrome.

Então o diagnóstico da Sìndrome da Fragilidade é importante porque pode causar uma maior dependência do idoso? Exatamente! Mas também, é fundamental para o medico saber essa classificação! Tratar outras doenças como diabetes e pressão alta de uma pessoa frágil é completamente diferente se compararmos com uma pessoa sadia. Por esse e outros motivos, que sempre devemos estar atentos e nos perguntar: "Sou uma pessoa fragil ou não?" "Será que esse paciente é fragil ou não?".

Além desse blog, eu também coloco diariamente informações em meu Instagram. Se você quiser me acompanhar lá também, basta acessar esse outro link: https://bit.ly/2xbYvJE

“Conhecimento é a maior munição que cada um de nós pode carregar."


Nenhum comentário :

Postar um comentário

E aí, vamos aos debates?